quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Aula do dia 03 de setembro de 2013.


1. Processos Criativos: 

    1.1. Documentação - Registro da criação (Registrar é entender, compreender, analisar. É uma forma de estudo.). O que é registrado torna-se parte da criação, materializando-se em texto ou vídeo. Ao documentar o que é observado da criação, a arte sai do campo das ideias, abandona a ideia de "contemplação" e racionaliza-se. 

Documentar / registrar vem do jurídico. É uma forma de comprovação. 
Com os documentos, a arte passou a ser objeto de estudo (de conhecimento) a partir do século XX.  
A partir daí a arte passou a ser estudada na academia.

É importante tentar fugir do fetiche do registro, ou seja, pensar em estratégias, para que busquemos registrar o que é de fato relevante (não registrar demais, nem de menos).

Boa parte dos registros estarão presentes em nossa memória.

Evento > documentação > intérprete do registro (interpretar o objeto observado).
É importante também lembrar que o intérprete é observador e ao mesmo tempo, observado! 
Por isso é necessário estabelecer um distanciamento na troca com o grupo escolhido, para que se possa interpretar bem o objeto observado: 

 - Observar (registrar o que for relevante)
 - Ser observado (distanciamento, postura, ética, imparcialidade)
 - Auto-observação (se perceber, consciência das ações, compreender o processo do outro - VIGÍLIA)

Há uma complexidade na observação, assim como em tudo na arte!

Cuidado com a pergunta: "O que você está achando do processo?"

1.1.2 O que registrar? 
       1º A ESCOLHA do objeto de observação;
Lembrando que o professor deu o prazo até quinta-feira (05/09) para os grupos escolherem.
     2º ESTUDAR a peça que o grupo escolhido irá montar: bibliografia primária (do autor) e secundária (pessoas que comentam o autor);
       3º OS ENSAIOS: analisar o grupo e suas escolhas (estilo, gênero, linha de pesquisa, etc.)
       4º O GRUPO: conhecer os integrantes do grupo (idade, formação, estilo de trabalho, etc)

1.1.3. Como registrar?
       1º Audiovisual: Filmar o que for relevante (maturidade na observação; compreensão do grupo; e compreensão da proposta.)
Não pergunte nada ao grupo, compreenda-o!
         2º Áudio: entrevistas com integrantes do grupo (atores, técnico, diretor, etc)
Lembrando que o diretor deve ser o menos perturbado!
         3º Caderno de notas: nos momentos de estudo de mesa, alongamento, etc. Ou seja, o que for menos relevante)

(Continuamos na próxima aula, dia 05/09)

Os processos de observação são os mesmos dos ensaios, da criação!



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