terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aula do dia 05 de setembro de 2013


*Discussão sobre o processo criativo x produto.
-Estes estão relacionados mas diferenciam- se.
-Depois de Stanislavski houve um aumento do tempo para o processo criativo até o momento do produto. Com Grotowski aparece o processo criativo sem necessariamente visar uma apresentação final, o produto.

*Antes do século XX, utilizava- se um sistema unidirecional: Autor> texto> diretor> atores (hierarquia), no século XX surge um questionamento sobre isto, surge o processo criativo
evidenciando o ator (o que aparece em cena).

*Crítica do processo colaborativo X processo tradicional
-Hierarquia
-O colaborativo possibilitaria liberdade para criar (porém deve-se considerar que no tradicional também há liberdade de criação, por exemplo, nas adaptações de texto).
-No colaborativo desenvolve-se mais as habilidades.

*Importante entender que cada grupo a ser trabalhado tem suas peculiaridades.

*Para a observação do processo criativo, fazer um quadro constando:

1.O nome dos integrantes do grupo
-Os observadores.

2.O nome do grupo que será objeto de observação
- Nome do grupo (caso não tenha, considerar o nome da disciplina que originou o grupo) a ser observado.

3.Integrantes
-Nome dos integrantes, e informações como: Quem são os atores mais antigos e os novos, quem são os agregados, quem é o diretor, qual a experiência teatral de cada um, e outras informações relevantes.

-Ao observar e conhecer o grupo é possível entender as "tensões", estas devem ser gerenciadas pelo próprio grupo e não pelo observador. É importante ressaltar que os principais fatores geradores de conflitos entre os integrantes são: Vaidade, diferenças de opiniões, atrasos, e principalmente falta de planejamento/indisciplina.

4. Proposta do grupo
-Qual o texto/textos que serão utilizados, se é um processo colaborativo.

5.Horários e local de ensaios
-O espaço de ensaio> Para entender a relação produção/recepção.

Obs: Para entrevistar o grupo, elaborar previamente as perguntas é o mais indicado. Objetividade nas perguntas também é interessante!


Próxima aula: Dia 10 de setembro de 2013.

Um comentário: