quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

TEXTO DA MONOGRAFIA FINAL DA DISCIPLINA

Entre as muitas coisas que foram comentadas em sala, destaco algumas:

1. ponto de partida. Para escrever, antes é preciso se organizar.
1.1. Reúna suas anotações, transcrições de entrevistas, vídeos, análises.
1.2 Releia/revise este material. Se você ainda não decidiu sobre o que vai escrever ou se você ainda não tem certeza do que expressar, preste atenção: a- nas coisas que retornam, nas ideias ou percepções que se repetem. A taxa de frequência é uma pista que indica algo que é padrão, que é relevante no corpus que você gerou. b- siga aquilo que te atrai, aquilo que te chama atenção, aquilo que você quer dedicar mais tempo para analisar.
1.3. A ordem de elaboração do texto na monografia não é o mesmo da forma como a monografia é entregue.
Em uma ordem normal temos:
CAPA
APRESENTAÇÃO
MIOLO(CAPÍTULOS OU SEÇÕES DEDICADAS A FUNDAMENTAR O SEU PONTO DE VISTA)
CONCLUSÃO
FONTES(BIBLIOGRAFIA, VIDEOGRAFIA)
ANEXOS
Mas começar do início.

1.4 CAPA
Na capa temos as informações mínimas do trabalho:
Universidade de Brasília
Instituto de Artes
Departamento de Artes Cênicas
Disciplina:
Professor:
Título do trabalho
Nome/Matrícula dos autores da monografia.

1.4.1 Sobre o título, é fundamental distinguir pelo menos tipos básicas: a- o de frase única contínua, que define o que se vai fazer, tipo "Análise do processo criativo do grupo Antígona" ou "A interpelação entre luz e teatro de animação na montagem de Os Três dias Felizes ". B- título duplo. Abre com uma frase da obra encenada ou com palavras-chave : "Dramaturgia, invenção e memória: A construção das personagens corais em José Ferreira Neto" Ou "As palavras não morrem Jamais: Estudo dos textos teóricos de Garcia Lorca".

1.4.2 Com o título começa o processo de orientação do leitor, pois é anunciado o que a monografia vai apresentar, seus eixos temáticos, sua abordagem, sua metodologia, seu objeto de investigação. Por isso títulos genéricos e não específicos desorientam o leitor.
1.4.3. Desorientar o leitor, neste caso não é uma estratégia de construção e sim uma falta de compreensão da atividade de se propor para um leitor um texto organizado. Com isso, vemos que a tarefa de escrever uma monografia não reside simplesmente na escrita, mas em protocolos de comunicação entre o leitor e a organização textual.
1.5 APRESENTAÇÃO.
"O objetivo deste trabalho é discutir o processo criativo do grupo X na montagem do texto X ou da proposta X . O grupo X foi formado em... É constituído por.... Realizou os seguintes trabalhos. O processo criativo do texto X ou a proposta X foi organizada dessa maneira, com estas fases, entre os meses... Diante das diversas possibilidades de seu estudo e análise, vamos nos deter , nosso foco é, destacamos.... A, B, C. Para tanto, vamos nos valer das obras X, da análise dos vídeos, das entrevistas, etc.
1.6. MIOLO. As partes centrais do trabalho são o desenvolvimento daqui que foi anunciado na capa e informado na apresentação. Como vimos, na Apresnentação foram elencados os tópicos A,B, C como perspectivas de tratamento do objeto de investigação. então as partes do miolo são aquelas anunciadas na apresentação. Com isso as parte do trabalho se conectam, uma cita a outro, criando o que é chamado de coesão.
1.6.7. Uma das partes, diante do tema de processo criativo, é colocar em discussão e análise a própria percepção do observador. Uma coisa é descrever algo, outra é apresentar o impacto, os efeitos disso que foi observado no observador. Assim, por exemplo, um processo criativo que se organiza na recusa de uma condução, ocasionando diversos graus de dificuldade entre os integrantes do processo, acaba por trazer desafios para o próprio observador.
1.6.8. Diante do exposto, fica claro que é bom começar pelos capítulos ou seções mediais, pela parte central do trabalho, pelas análises das observações de eventos concretos.
1.7. A conclusão pode ser retrospectiva, na qual se retoma e se expande o que foi apresentado anteriormente. Ou prospectiva, quando se anunciam possibilidades e futuros desdobramentos do que foi investigado.


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